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Existem diversos tipos de eventos corporativos no mercado. Esses encontros de funcionários e/ou clientes têm como objetivo incentivar os colaboradores de uma empresa a aumentarem a produtividade e se comprometerem com o trabalho. Já para clientes ou parceiros, é ideal para conhecimento da empresa, lançamento de produto ou serviço e estreitamento de laços.
Os eventos corporativos são formas de quebrar a rotina das empresas, gerar interação entre funcionários e clientes, estimular conhecimentos e criar uma aproximação.

Veja 6 tipos de eventos corporativos que você pode fazer na sua empresa:

Confraternização: é o tipo de evento interno mais conhecido e também o mais praticado pelas empresas. Trata-se de um momento com propósito básico de integração. De maneira geral, a empresa leva os colaboradores a um local diferente, afastando-os do ambiente de trabalho para que possam se divertir e se conhecer de maneira mais informal.

É um bom formato para fortalecer a união da equipe e dissipar eventuais conflitos que surgem devido à pressão do trabalho. Ao mesmo tempo, é preciso tomar cuidado para que a liberdade dessa situação não leve os colaboradores a agir de maneira inadequada. Do contrário, ao voltar à rotina de trabalho, vão aparecer algumas “saias justas”.

Evento de lançamento: é focado no lançamento de determinado produto ou serviço. Pode ocorrer na forma de um coquetel, live, show, ativação, dentre outros formatos. Com esse tipo de evento é possível, ao mesmo tempo, chamar atenção internamente para o novo produto ou serviço lançado, além de reunir possíveis clientes, investidores e a sociedade em geral.

Palestra: é um evento que pode ter dois objetivos diferentes: motivar ou informar. A escolha de uma ou outra deve levar em consideração o que sua equipe precisa no momento. Tenha em mente que isso vai alterar a escolha do palestrante.

Escolha um local adequado, que possa acomodar todos os participantes sentados, com espaço para possíveis dinâmicas e interações em pé, além de uma boa acústica. O palestrante deve ter a fala alinhada com a cultura da empresa, portanto, cuide para não contratar um palestrante que vai contradizer os valores e práticas da organização.

Workshop: tem mais ou menos as mesmas funções da palestra, porém, com um elemento distinto: a participação ativa da sua equipe. É um dos tipos de eventos mais interativos, pois, enquanto aprendem, os colaboradores aplicam esse conhecimento na prática. Pode ser uma boa alternativa para promover um momento de relaxamento para aquelas equipes que trabalham sob alta pressão.

E aqui vai um ponto interessante: o workshop nem sequer precisa estar relacionado ao trabalho. Se a intenção é aliviar o nível de estresse dos colaboradores, é até melhor que ele seja de outro tema completamente diferente, mas que tenha reflexo na rotina de trabalho dos colaboradores.

Visita à empresa: Um evento externo, como a organização de visitas à empresa, também pode ser uma forma de fortalecer a imagem do empreendimento junto aos colaboradores. Muitos funcionários — especialmente em cargos operacionais — não têm uma perspectiva clara do que a empresa faz e de como ela se relaciona com os clientes.

Ao trazer esses clientes para dentro dela, o colaborador passa a ter consciência da importância do seu próprio trabalho e do que significa fazer parte dessa organização. Porém, ao mesmo tempo, um evento desse tipo exige uma organização impecável. Afinal de contas, o cliente está envolvido.

Cursos: são ótimas opções para transmitir conhecimento e experiências, agregando valor na vida de outras pessoas. Contudo, organizar cursos nem sempre é uma tarefa fácil, e requer bastante cuidado em todas as etapas para obter sucesso. É necessário montar um planejamento com certa antecedência para minimizar os riscos de imprevistos e situações indesejadas.

O trabalho não acaba com o fim do curso. Muitas pessoas não pensam em interações pós-evento, mas elas são muito importantes para obter um feedback, proporcionando melhorias e novas oportunidades de negócio.

Os eventos corporativos demandam de uma ampla organização e muitos cuidados para que tudo ocorra como planejado. São muitos detalhes que precisam ser observados, como: elaboração da agenda, seleção de fornecedores, divulgação adequada, cuidados com a segurança dos participantes, planejamento, logística, consultoria, experiências e total atenção ao pré, durante e pós evento.

O que você achou dos seis tipos de eventos corporativos que apresentamos neste post? Podemos desenvolver muito mais ideias para o evento da sua empresa ser um sucesso!