Entre tantas tradições de casamento, escrever nomes na barra do vestido de noiva é uma das mais divertidas. Colocar o nome das amigas solteiras na barra do vestido é uma maneira de desejar sorte e felicidade nos relacionamentos delas. Além disso, quem tem o nome na barra do vestido irá se casar em breve! Será?
Como surgiu a tradição?
Não há, ao certo, uma origem comprovada da tradição de acrescentar o nome das amigas na barra do vestido de noiva.
Muitas pessoas acreditam ter vindo da Bahia (talvez dos vestidos rodados das baianas), enquanto outras acham que é uma adaptação de uma tradição da Turquia.
Lá, as amigas solteiras escrevem o nome na sola do sapato da noiva com o mesmo objetivo: atrair sorte para se casarem. No entanto, nesta tradição, só era candidata a ser a próxima noiva aquela que o nome permanecesse escrito na sola do sapato até o fim da festa!
Antigamente, na Europa, era comum as convidadas que não estavam casadas levarem, como um talismã, um pedacinho do vestido de noiva, por exemplo.
Como fixar os nomes?
- A maioria das noivas prefere não escrever diretamente no tecido do vestido e fazê-lo em uma fita de cetim branca, que será costurada no vestido.
- Uma outra opção, bem legal, é encomendar uma fita de tecido já com os nomes bordados. O efeito fica lindo!
- Mais uma possibilidade, que também fica linda, é anotar os nomes em corações de papel ou de tecido e costurá-los na barra pelo lado de baixo.
- Algumas noivas preferem bordar os nomes com uma costura bem leve (alinhavada) para não marcar o tecido do vestido.
- Para desejar ainda mais sorte, também é comum colocar nomes bordados e medalhinhas de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”.
- Uma alternativa para aquelas que não querem costurar nada na barra do vestido, é utilizar fita adesiva ou alfinetes de segurança.
E se não for no vestido?
Alguns vestidos são muito fluidos, transparentes ou até curtos e não permitem escrever nada na barra. Para essas noivas, existem outras maneiras de seguir a tradição. Confira:
- Uma dica é colocar os nomes em uma fita de cetim e amarrá-la no buquê.
- A outra sugestão é escrever os nomes na sola do sapato da noiva! No fim da festa o nome que estiver mais apagado será a próxima a se casar! Imagina só a expectativa…
Se a tradição funciona ou não, o que vale mesmo é a brincadeira e a lembrança inesquecível de suas amigas em seu casamento!
E você vai seguir a tradição? Marque nos comentários as suas amigas que vão estar na barra do seu vestido de noiva!