Estamos quase na metade de 2021 e seguimos na insegurança de poder realizar os nossos tão sonhados e desejados eventos. Neste mês o governador do RS lançou o novo modelo de protocolo para Covid-19.
Assim mesmo, as dúvidas seguem. Todos os dias os clientes ficam na incerteza se fazem ou não seus eventos e de que forma. Sigo? Paro? Transfiro? Como pode em determinados lugares permitir e em outros não? Incerteza total!
O cenário é duvidoso, mesmo com a vacinação. Então, resolvi colocar nesse post algumas considerações e dicas para te ajudar:
OBRIGATÓRIO:
- uso de máscara
- uso do álcool em gel
- distanciamento entre mesas
- uso de protetor facial pelos fornecedores
- festas ao ar livre até 150 pessoas com distanciamento de 1,5m
NÃO PODE:
- pista de dança
- pessoas com sintoma de gripe
- sistema de buffet (salvo se for servido por copeiro(a))
- mesa de doces
LIMITE DE PESSOAS:
O número de pessoas e protocolos são estabelecidos pelo decreto do estado ou município.
Aqui, muitas vezes, vem a confusão. Cada estado tem suas regras, alguns liberam outros não.
O RS prevê 150 pessoas ao ar livre e 40% da capacidade do local, quando em ambiente fechado. Nosso estado tem sido durante toda a pandemia o mais rígido com as regras, o que infelizmente não tem impedido as festas clandestinas.
COMO FICA COM OS FORNECEDORES:
As regras e leis estabelecem que o cliente pode optar por transferir/remarcar, tornar o valor como crédito para usar em outro evento ou receber o valor pago com os descontos dos serviços prestados pelo fornecedor.
Neste período de pandemia, se o cliente optou por um dos itens acima o fornecedor não pode cobrar multa.
No entanto, nada funciona tão bem quanto uma boa conversa e uma boa negociação. Cada caso é um caso e ambos estão sofrendo. Não é momento de brigas, mas de cooperação e empatia.
MINHAS DICAS PARA VOCÊ:
- Faça eventos menores, com mais significado e amor, estreite os laços com os amigos próximos e a família. Mantenha os protocolos e lembre que o limite de um salão fechado é de 40% da sua capacidade.
- Faça festa em dois turnos: um turno com a família e pessoas de mais idade com apenas um jantar e o segundo turno com as pessoas mais jovens, onde podem se divertir ao redor de suas mesas, sempre respeitando os protocolos do momento. Se sua cidade ou estado permitir, faça o evento ao ar livre, de dia e fim de tarde.
- Não quer abrir mão de uma festa grande, cheia de convidados e com uma pista lotada? Pense em fazer em 2022 ou 2023, acreditamos que até lá a população vai estar vacinada.
Lembre-se! Não há como prever com segurança como as coisas vão acontecer. Ainda vamos ter protocolos para seguir por um tempo, mas logo com a vacinação e os grupos de risco imunizados as coisas começam a tomar um rumo mais próximo do “normal”.
Siga seu coração! Ninguém merece viver em agonia, basta a Covid para nos deixar aflitos.
Tenha um evento memorável!