Blog Lekan

A Festa Junina é um dos momentos mais esperados do ano! Afinal, essa festa traz tudo o que há de melhor: comidas gostosas, doces típicos, bebidas quentinhas, aconchego para o inverno e muita animação. Uma ótima ideia é celebrar a data em casa com alguns amigos e a família.

Se você está se preparando para receber as visitas com uma bela Festa Junina, então confira nesse post uma lista de tudo o que você precisa para preparar a festa. Mãos a obra!

COMIDINHAS

A grande estrela é com certeza a culinária! Uma festa dessas não pode deixar de trazer as comidas típicas da data: milho, quentão, cachorro-quente, canjica, amendoim e pinhão.

Um dos doces que mais faz sucesso é o bolo, que combina perfeitamente com o clima frio do inverno e aceita muito bem os inúmeros sabores da época. Bolo de coco, de fubá, de maçã e de mandioca.

BEBIDA TÍPICA

Quem é que não gosta de chegar em uma Festa Junina e sentir os cheirinhos tão característicos do Quentão? Esta bebida típica da festança esquenta os dias frios do mês de junho e ainda anima qualquer celebração.

DECORAÇÃO ESPECIAL

Quando pensamos na decoração logo nos vem à mente as bandeirinhas, a fogueira, o chapéu de palha e outros itens tão característicos da data – e é por isso que é preciso caprichar na decoração. Não só bandeirinhas, mas você pode também investir em uma decoração mais moderna e sofisticada.

MÚSICAS TÍPICAS

Obviamente a playlist típica não pode faltar. É claro que na sua festa pode rolar um som mais atual, com muito sertanejo universitário ou qual for seu gosto musical, mas um momento dedicado para a música típica vai deixar tudo ainda melhor e no clima junino.

TRAJES

O vestuário pode ser bem descontraído. Para as mulheres, a sugestão é usar vestidos estampados, de chita ou com muitos babados e xadrez em cores fortes. Já para os homens não há muito segredo: uma calça com remendos em tecido colorido, camisa xadrez, lenço no pescoço e chapéu de palha está perfeito.

PENTEADO E MAQUIAGEM

Para quem busca incrementar o look ainda mais, a dica é fazer um penteado especial ou uma maquiagem típica. Para isso, existem diversas opções que fogem do básico. Para as mulheres, blush reforçado e as sardinhas são um clássico. Já para os homens, a dica é fazer sardinhas e apostar na barba!

BRINCADEIRAS

As brincadeiras são a parte mais divertida da festa, em que podem participar crianças e adultos. Reúna a família e os amigos com brincadeiras simples, mas que vão garantir boas risadas como: jogo de argolas, pescaria, barraca do beijo, cadeia e corrida do saco.

LEMBRANCINHAS

No final da festa, os convidados podem levar algumas lembrancinhas, como um saquinho de chita amarrado com fitinha de cetim contendo um escapulário de Santo Antônio e algumas orações ou uma garrafinha de vidro com o Santo Antônio em miniatura e as orações dentro. Docinhos embalados em saquinhos e potes criativos também vão agradar a todos!

O que você mais gosta nas Festas Juninas? Conta para a gente!

Comentar

Estamos quase na metade de 2021 e seguimos na insegurança de poder realizar os nossos tão sonhados e desejados eventos. Neste mês o governador do RS lançou o novo modelo de protocolo para Covid-19.

Assim mesmo, as dúvidas seguem. Todos os dias os clientes ficam na incerteza se fazem ou não seus eventos e de que forma. Sigo? Paro? Transfiro? Como pode em determinados lugares permitir e em outros não? Incerteza total!

O cenário é duvidoso, mesmo com a vacinação. Então, resolvi colocar nesse post algumas considerações e dicas para te ajudar:

OBRIGATÓRIO:

  • uso de máscara
  • uso do álcool em gel
  • distanciamento entre mesas
  • uso de protetor facial pelos fornecedores
  • festas ao ar livre até 150 pessoas com distanciamento de 1,5m

NÃO PODE:

  • pista de dança
  • pessoas com sintoma de gripe
  • sistema de buffet (salvo se for servido por copeiro(a))
  • mesa de doces

LIMITE DE PESSOAS:

O número de pessoas e protocolos são estabelecidos pelo decreto do estado ou município.

Aqui, muitas vezes, vem a confusão. Cada estado tem suas regras, alguns liberam outros não.

O RS prevê 150 pessoas ao ar livre e 40% da capacidade do local, quando em ambiente fechado. Nosso estado tem sido durante toda a pandemia o mais rígido com as regras, o que infelizmente não tem impedido as festas clandestinas.

COMO FICA COM OS FORNECEDORES:

As regras e leis estabelecem que o cliente pode optar por transferir/remarcar, tornar o valor como crédito para usar em outro evento ou receber o valor pago com os descontos dos serviços prestados pelo fornecedor.

Neste período de pandemia, se o cliente optou por um dos itens acima o fornecedor não pode cobrar multa.

No entanto, nada funciona tão bem quanto uma boa conversa e uma boa negociação. Cada caso é um caso e ambos estão sofrendo. Não é momento de brigas, mas de cooperação e empatia.

MINHAS DICAS PARA VOCÊ:

  1. Faça eventos menores, com mais significado e amor, estreite os laços com os amigos próximos e a família. Mantenha os protocolos e lembre que o limite de um salão fechado é de 40% da sua capacidade.
  2. Faça festa em dois turnos: um turno com a família e pessoas de mais idade com apenas um jantar e o segundo turno com as pessoas mais jovens, onde podem se divertir ao redor de suas mesas, sempre respeitando os protocolos do momento. Se sua cidade ou estado permitir, faça o evento ao ar livre, de dia e fim de tarde.
  3. Não quer abrir mão de uma festa grande, cheia de convidados e com uma pista lotada? Pense em fazer em 2022 ou 2023, acreditamos que até lá a população vai estar vacinada.

Lembre-se! Não há como prever com segurança como as coisas vão acontecer. Ainda vamos ter protocolos para seguir por um tempo, mas logo com a vacinação e os grupos de risco imunizados as coisas começam a tomar um rumo mais próximo do “normal”.

Siga seu coração! Ninguém merece viver em agonia, basta a Covid para nos deixar aflitos.

Tenha um evento memorável!

Comentar

Como estão as buscas de inspirações para seu casamento?

Vamos te dar uma ajudinha para você deixar o seu álbum de fotos bem divertido! Selecionamos algumas ideias incríveis para você copiar e registrar com os seus padrinhos e madrinhas. Afinal, quando escolhemos as testemunhas do casamento, fica aquela sensação de que temos ao nosso lado parceiros de longa data.

Os padrinhos e as madrinhas são os braços direitos do casal e estarão juntos para comemorar ou para enfrentar algo difícil. Eles se preocupam com o amor, com a consideração, com a felicidade e, principalmente, COM A DIVERSÃO! Sabendo disso, é claro que as fotos de noivos e padrinhos serão umas das coisas mais lindas do casamento.

Mas para que tudo ocorra do jeitinho que vocês sonharam é bom fazer um mini roteiro das fotos que você não abre mão que tenha na sua festa. Converse com o noivo, criem uma pasta no computador ou celular e salvem todas as fotos que vocês consideram especiais. Essa pasta será muito útil na reunião com o fotógrafo e cerimonialista.

Você e seu noivo já podem começar a planejar algumas poses de fotos de noivos e padrinhos que fazem questão de ter ao lado dos seus fiéis escudeiros. Podem ser fotos mais sérias, como fotos orando, se arrumando ou até mesmo chorando de felicidade. Também podem ser fotos de noivos e padrinhos divertidas, dos casais pulando, noivas de máscara facial, poses de gângster! Vale tudo para tornar esse momento (e o álbum de fotos) inesquecível.

Comentar

Vai casar? Então, confira essas dicas preciosas que selecionamos para você! Leia com muita atenção, releia, salve e avise as suas amigas noivas.

Vamos falar dos preparativos, ansiedade e medos até a chegada do tão esperado SIM para que tudo saia do jeitinho que você sonhou.

Confira algumas dicas que irão deixar o momento ainda mais especial e inesquecível.

O PLANEJAMENTO

♥ Comece a se organizar o quanto antes. Quanto mais tempo temos, menos nos perdemos no orçamento. Quanto antes resolvermos tudo, menos nervosas ficamos com a proximidade do casamento.

♥ Estabeleça e cumpra um cronograma de atividades essenciais para que nada seja esquecido ou deixado para a última hora.

♥ Essa noite deve ser marcada por tudo que vocês dois sempre sonharam e não somente um. Dediquem-se, façam reuniões juntos, discutam os desejos dos dois.

♥ Se for casar em outra cidade, avise seus familiares e amigos mais próximos com o máximo de antecedência.

♥ Convidados mais velhos não têm o hábito de acessar a internet e fazem questão de ligar para os pais dos noivos para se inteirarem. Por isso, mantenha-os sempre bem informados.

OS PREPARATIVOS

♥ Escolha profissionais que tenham afinidade com os noivos. Nem sempre os mais conhecidos são melhores para você. É importante ter parceria, paciência e indicação.

♥ É importante salvar em uma pasta tudo que for vendo e gostando: não há nada mais frustrante do que depois tentar achar aquele item lindo que você viu uma vez e não conseguir.

♥ Especifique como sonharam cada detalhe. Há uma linha tênue entre o que imaginamos e o que é executado, explicar é sempre bom!

MÃOS À OBRA!

♥ Mantenha a sua mente aberta para possíveis mudanças!

♥ Disponibilize aos convidados uma lista com opções de hotéis/pousadas e salões de beleza próximos ao local do casamento, caso eles não sejam da sua cidade.

♥ Deixe as listas em lojas de departamentos diferentes, como por exemplo: móveis, eletrodomésticos e decoração. Também procure colocar itens para todos os bolsos. Assim, nenhum convidado fica constrangido ou se sente obrigado a dar um presente muito caro.

♥ Ao longo do ano, separe as músicas preferidas do casal e, duas semanas antes do grande dia, marque uma reunião com o DJ para passar sua seleção.

♥ Imprevistos infelizmente acontecem. Prepare-se para possíveis eventualidades delegando autonomia para sua cerimonialista.

♥ Anote algumas coisas que queira no dia do casamento e deixe com a sua cerimonialista para que ela possa te lembrar, como por exemplo com quem você deverá tirar fotos.

♥ Faça com que seu casamento tenha a sua cara e não atenda as regras impostas pela sociedade.

O DIA DA NOIVA

♥ Mantenha a tranquilidade. O bom humor e a calma ajudam você a ficar mais linda e radiante no dia do casamento.

♥ Chame suas madrinhas e amigas para se arrumar com você. O nervosismo alivia bastante e o ambiente fica leve e divertido.

♥ Cabelo preso facilita muito a vida! Todo mundo vai te abraçar a noite inteira, e por melhor que seja o profissional, o cabelo não aguenta!

♥ Atenção! O sapato deve ser mais confortável do que bonito.

A CERIMÔNIA RELIGIOSA

♥ Não tenha medo de marcar o horário cedo pensando que os convidados não vão. Todas as pessoas que gostam de vocês vão sempre fazer questão de prestigiá-los!

♥ Quando entrar na igreja, tente se desligar de tudo e focar na cerimônia, no que o celebrante está dizendo.

♥ Não fique estressada por tirar milhões de fotos! São elas que irão eternizar esse momento.

A COMEMORAÇÃO

♥ Avise que os noivos receberão os cumprimentos durante a foto buffet, desta forma, você manterá a festa divertida durante a noite inteira e não perderá tempo passando em todas as mesas.

♥ O sucesso da festa está muito relacionado com o DJ/Banda escolhido e com os noivos. Se os noivos estiverem animados e curtirem muito a festa, isso se propagará aos convidados e a sua festa será um sucesso.

♥ Lembre que o grande dia foi feito para os seus convidados, mas que as pessoas mais importantes da festa são vocês dois. Portanto, curtam o momento um com o outro.

♥ Para a pista de dança bombar, o mais importante é que os noivos não saiam dela. Isso é fundamental, pois os convidados vão se sentir ‘intimados’ a dançar com o casal.

♥ Não percam tempo reparando se algum detalhe ficou diferente do que escolheram. O que tinha para ser decidido ficou para trás e a noite é uma só. Curtam muito o grande dia!

Gostou das dicas?

Inscreva-se na semana NOIVAS NO COMANDO! Será uma série de LIVES GRATUITAS nos dias 12 a 16 de abril.

Comentar

A Páscoa está chegando e já podemos começar a pensar numa das tarefas mais deliciosas para a data, que é a decoração da mesa. Em tempos onde ficar em casa é essencial, vale a pena dar uma caprichada e deixar a criatividade aflorar. Afinal, a data é união, fraternidade e amor. E precisa de mais?

A mesa posta é, na verdade, uma forma de zelo e carinho com as refeições, além, claro de tornar o momento da alimentação muito mais prazeroso. Para encantar a família nesta Páscoa não é preciso gastar muito. A data pede apenas muita criatividade, seja na decoração, no cardápio ou nas brincadeiras.

Vamos colocar em prática essas ótimas dicas para montar a mesa posta de Páscoa perfeita?

Brinque com a data

A Páscoa, por si só, já possui um ar lúdico e ele pode sim entrar em cena, sem problemas! Para a decoração da sua mesa posta invista em detalhes divertidos e delicados como usar ovinhos coloridos, pratos e talheres especiais além de enfeites com coelhos decorativos.

Coelhinhos. Podem ser de pelúcia, porcelana, algodão, madeira, chocolate, biscoito,… favorecendo ainda mais esse clima de Páscoa para o ambiente.

Ovos, sejam eles de chocolate, ou apenas decorativos também são presença garantida em toda mesa posta de Páscoa, e aqui a dica é usar a imaginação para que os ovos componham a mesa de forma harmoniosa.

Para uma decoração alegre e lúdica é válido investir nos ovos coloridos, já se o objetivo é algo mais clássico invista em ovos em cores neutras. Os ovos podem ser usados em cada um dos pratos dos convidados do almoço, finalizado com um lindo guardanapo em formato de orelhas de coelho.

É importante lembrar que os ovos e os coelhos representam a vida e por conta disso eles são tão presentes em toda decoração de Páscoa. Mas outros itens também podem ser usados para dar um acabamento na sua mesa como cenouras, laços de fita e nichos de palha.

Para criar uma mesa posta de Páscoa é possível utilizar as louças que já tem em casa, mesmo que essas possuam tons neutros. Agora, o que você pode fazer é adicionar apenas alguns detalhes que podem ficar por conta dos artigos temáticos.

Invista em um porta-guardanapo no formato de coelho, por exemplo. Você também pode optar por fazer dobraduras com o próprio guardanapo ou comprar argolas temáticas para o item. Aposte no “faça você mesma” e divirta-se!

Gostou das nossas dicas? Invente, reaproveite e capriche. Deixe a criatividade aflorar!

Imagens: Canva e Pinterest

Comentar
1 2 3 4 17 18