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Se o motivo pede uma comemoração, uma celebração muito mais íntima, com amigos e familiares selecionados a dedo, é a oportunidade perfeita para fazer uma festa Petit Comité.

Em um evento com poucas pessoas os detalhes ganham ainda mais atenção, por isso, planejamento resulta em praticidade e elegância.

Este tipo de celebração é, geralmente, motivado por algo bastante especial e a preparação é parecida com a de uma festa completa. A vantagem está nas proporções: menos convidados, mais contato com pessoas queridas!

O que é Petit Comité?

O termo tem origem francesa e significa algo como “pequeno grupo”, o que é a essência dessas celebrações. São festas intimistas, em locais menores e com poucos convidados. Como não existe um número exato de quantas pessoas poderão ser convidadas, a dica é usar o bom senso e realmente selecionar o menor grupo possível de pessoas importantes para aquela situação.

Lista de convidados

A primeira coisa a definir para realizar o seu Petit Comité é cuidar da sua lista de convidados. É a partir dela que você definirá o número de pessoas que participam, assim você poderá escolher o local mais adequado para sua reunião.

Como Petit Comité conta com um número limitado de pessoas você deve dar prioridades para familiares próximos e amigos mais íntimos, assim você poderá dar atenção a cada um deles. Ao definir a sua lista de convidados, você deve também pesquisar o gosto de cada um deles.

Alimentação

O cardápio dependerá das características de cada festa e a comida também não precisará ser exagerada. Em uma recepção para poucas pessoas, as preferências dos convidados devem ser consideradas. Elabore um menu com entradas, pratos principais e sobremesas. Aplicando essas sugestões, não tenha dúvidas de que você acertará em cheio e criará ótimas memórias entre as pessoas que estarão na festa.

Decoração

É preciso ter atenção redobrada quanto a todos os detalhes, inclusive na decoração. Como se trata de um evento com proporção menor e o diferencial será o clima mais íntimo, aposte na delicadeza e charme das flores para compor arranjos. Busque referências que você goste e escolha uma cartela de cores para ser usada. Defina qual será o estilo da sua festa para assim escolher o tema e a decoração.

Vantagens

O Petit Comité é um evento íntimo, prático e envolvente. Cada detalhe, da decoração ao cardápio, expressa o carinho que o anfitrião tem pelos convidados. Ele permite integrar economia e celebração. Realizando um evento em menor escala, é possível gastar pouco e garantir uma linda comemoração. Além disso, ao receber apenas convidados íntimos, o dono da festa fica mais à vontade e com certeza aproveita muito mais esse momento!

Quando você decidir fazer um Petit Comité pesquise o que as pessoas gostam antes de começar os preparativos. Escolha os pratos que irá servir, a decoração e a música que irá tocar, de acordo com as suas preferências e as de seus convidados.

Aproveite! Essa ideia tem tudo para se manter em alta! Gostou das dicas? Se você tiver alguma dúvida, deixa nos comentários ou entre em contato conosco.

Imagens: Pinterest

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Uma das principais perguntas que as pessoas nos fazem é onde posso fazer meu evento em Passo Fundo?  Encontrar o espaço adequado para celebrar a sua festa é um ponto fundamental na organização do seu evento e pode tomar bastante tempo de pesquisa. Para ajudar nessa etapa tão importante, nós da Lekan Eventos preparamos esse conteúdo onde iremos apresentar ótimas opções de locais para o seu evento.

Bangaloo Festas & Eventos – Na Cidade Nova, com um pôr do sol incrível, tem um lindo lugar para fazer a sua festa. O local conta com lounges internos e externos, bistrô bar, ambiente climatizado, mesas, cadeiras, cozinha completa e estrutura de som, telão, microfones, mesa de buffet, mesa de demolição, aparadores, espelhos e uma decoração ímpar. Capacidade: 120 pessoas.

Bangaloo Festas & Eventos – Informações: (54) 98412-3453 e (54) 99937-2587

Belluno Eventtos – O local possui estrutura completa para fazer de seu evento um momento lindo e inesquecível. O Belluno Eventtos está localizado no centro de Passo Fundo e possui um excelente espaço com cozinha, copa e churrasqueira, além de estacionamento coberto. Capacidade: 230 pessoas.

Belluno Eventtos – Informações: (54) 99978-3596

Bless Centro de Eventos – É um espaço que possui uma ampla estrutura que se adapta a qualquer tamanho de evento. O local também conta com espaço Hope, um ambiente pequeno e aconchegante para acomodar com sofisticação um número menor de pessoas. Capacidade: de 150 a 1.500 pessoas.

Bless Centro de Eventos – Informações: (54) 99626-0088

Casa do Bosque – É composta por espaços flexíveis que comportam diferentes formatos e portes de eventos. Os salões são amplos e climatizados, o que proporciona total conforto para seus convidados. Possui uma vasta área externa com um projeto de paisagismo irretocável, onde podem ser instaladas tendas e toda a estrutura para a sua festa. Conta ainda com cozinha completa para organização do buffet e estacionamento. Capacidades: Salão Jabuticaba: 320 pessoas e Salão Pitanga: 150 pessoas.

Casa do Bosque – Informações: (54) 99239-0000

Clube Caixeiral Campestre – Possui três espaços para locação na Sede Social com capacidades diferentes. Com uma arquitetura clássica e requintada os salões são palcos de grandes eventos. Capacidades: Salão Veneza: 400 pessoas – Salão Florença: 150 pessoas – Salão Roma: 100 pessoas.

Clube Caixeiral Campestre – Informações: (54) 3315-1111

Clube Comercial – Oferece três espaços na Sede Social, um na Sede Vergueiro e três na Sede Campestre para fazer a sua festa. Os salões oferecem ótimos espaços que permitem criar diversos tipos de decoração. Capacidades: Sede Social (Salão Cristal: 434 pessoas (jantar), 60 pessoas (mezanino) e 600 pessoas no formato coquetel – Salão Pérola: 200 pessoas – Lounge 373: 100 pessoas (jantar) e 160 pessoas no formato lounge – Sede Vergueiro (Espaço Gourmet: 50 pessoas) e Sede Campestre (Salão Safira: 40 pessoas, Salão Esmeralda: 400 pessoas e Salão Criança: 100 pessoas).

Clube Comercial – Informações: (54) 3313-4500

Clube Recreativo Juvenil – É um lugar requisitado para a realização de diversos tipos de eventos. O local, além de proporcionar lazer, também possui bons espaços reservados para a organização de festas na Sede Social. Os salões estão preparados para atender ao público e oferecer um serviço de máxima qualidade. Capacidades: Salão Social: 400 pessoas, Salão Leopoldo Bilhar: 150 pessoas e Salão Kids: 110 pessoas.

Clube Recreativo Juvenil – Informações: (54) 3313-4836

Cultural Eventos – O local tem uma ampla estrutura para receber formaturas, casamentos, aniversários, festas infantis e eventos corporativos. Com múltiplos ambientes e estacionamento próprio o lugar é muito requisitado para a realização de belas festas. Capacidade: 330 pessoas.

Cultural Eventos – Informações: (54) 99905-9092

Eloos – Centro de Eventos – Uma excelente casa de eventos para realização de casamentos, formaturas, aniversários e confraternizações empresariais. Oferece uma excelente carta de bebidas e uma gastronomia de encher os olhos. Capacidade: 260 pessoas.

Eloos – Centro de Eventos – -Informações: (54) 98135-1061 e 99644-4113

Espaço Calafat – Com ambientes diversificados que se adaptam a qualquer evento, o Espaço Calafat tem uma estrutura ampla e completa, em meio à exuberante natureza. Com área aberta e dois espaços fechados (Bistrô e Celeiro), o local se adapta perfeitamente ao tema da sua festa. Realizando o seu evento neste lugar, com certeza, terás lindas memórias do seu dia especial em um lugar muito requintado. Capacidades: Bistrô: 120 pessoas e Celeiro: 170 pessoas.

Espaço Calafat – Informações: (54) 99998-0746

Espaço Santa Helena – Possui um ambiente diferenciado e elegante, resultando em um equilíbrio perfeito entre uma infraestrutura sofisticada e cômoda, ideal para propiciar momentos únicos aos seus convidados. Idealizado para assegurar o total conforto e bem-estar, o lugar reúne todas as condições para que todos vivam um dia inesquecível. Capacidade: 280 pessoas.

Espaço Santa Helena – Informações: (54) 99601-9313

Gran Palazzo Centro de Eventos e Palazzo – O Gran Palazzo possui seis salões arquitetados para receber os mais variados tipos de festas, simultaneamente. O local é cheio de requinte, elegância e bom gosto. Capacidade: 1.200 pessoas. O Palazzo foi projetado para eventos um pouco menores, onde são realizadas formaturas, bailes, casamentos, aniversários, coquetéis, congressos e shows. Capacidade: 450 pessoas.  Para conhecer estes espaços, entre em contato e agende uma visita com a equipe e também conheça os serviços que poderão oferecer.

Gran Palazzo Centro de Eventos e Palazzo – Informações: (54) 3311-1419

Henriqueta – Surgiu do sonho de criar um ambiente impar para realizar eventos inesquecíveis. É uma casa charmosa, com vista para o lago, grande espaço ao ar livre, espaço kids mobiliado, estacionamento e fácil acesso. Gerenciada pelas chefs de cozinha Elizandra de Jesus e Natacha Mineto, promessa de grandes experiências gastronômicas, implementação de tendências e cardápios personalizados, a casa mostra um requinte a parte na arte da boa mesa que acolhe seus convidados. Capacidade: 200 pessoas.

Henriqueta – Informações: (54) 99998-7960

Salão de Eventos Chevalier – O espaço é versátil para realização de diferentes eventos. Possui ambiente climatizado e estacionamento próprio para 300 carros. Capacidade: 250 pessoas.

Salão de Eventos Chevalier – Informações: (54) 98146-6225

Viu só? Existem ótimas opções em Passo Fundo para fazer a sua festa e, com certeza, vale a pena pesquisar e encontrar aquela que mais combina com o seu estilo e que comporte o número de convidados que você pretende receber.

Conte conosco! Ah, e não esqueça de compartilhar esse post com seus amigos e amigas que estão procurando pelo lugar dos sonhos!

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Depende! Isso mesmo, depende do evento. Nós ouvimos a opinião de Cláudio Tavares, experiente fotógrafo de Passo Fundo, e agora vamos responder essa pergunta. Antes de definir quantos profissionais serão necessários para fotografar uma festa é preciso ser levado em conta o tipo de evento (casamento, 15 anos, aniversário ou formatura) e a quantidade de convidados.

Casamento de Cláudia Pez e Fabiano Saldanha – Foto: Cláudio Tavares

Cláudio nos explica que “para casamentos e aniversários de 15 anos eu sugiro dois fotógrafos para acompanhar com mais detalhes tudo o que ocorre na cerimônia e na festa. São muitos detalhes que acontecem simultaneamente e requerem bastante cuidado e atenção para que tudo seja captado pelas lentes das câmeras”. 

As festas de formatura e de aniversário também necessitam de um olhar atento de quem fará o registro. “Nestes eventos, geralmente, eu sugiro apenas um fotógrafo, mas que tenha agilidade, discrição e muita atenção para fotografar todos os momentos da festa”, destaca. No caso de festa de formatura com mais de um formando, é necessário um profissional para cada cliente.

Casamento de Fernanda Campeol e Fernando Rambo – Foto: Cláudio Tavares

Um terceiro ou quarto fotógrafo no seu evento irá tornar o seu custo bem mais alto. Além de pagar o trabalho do profissional, terão mais fotos para editar e mais equipamentos fotográficos para alugar. Esse custo precisa ser repassado ao cliente que estará contratando o serviço. Além disso, três ou quatro fotógrafos poderão tornar o evento tumultuado. Em casamentos com muitas pessoas, os noivos podem optar por um profissional para fotografar apenas os convidados.

Outro detalhe a ser observado é que o trabalho do fotógrafo não termina na captação das imagens da festa. O profissional precisa conhecer muito bem o estilo do cliente para fazer a edição do álbum de fotografias. O álbum deve seguir uma sequência de imagens, a fim de ter uma narrativa coesa e representativa do que ocorreu no evento.

Casamento de Fernanda Campeol e Fernando Rambo – Foto: Cláudio Tavares

Antes de definir quem fará as fotos do seu momento inesquecível, converse com seus amigos e pesquise os profissionais indicados. É necessário que você se identifique, principalmente, com o estilo do profissional. Por isso, confira os sites e redes sociais, faça orçamentos e visitas para ver de perto o trabalho e conversar com o fotógrafo. Invista neste item do seu evento, pois as fotos irão contar com todos os detalhes os momentos da sua festa.

Casamento de Cláudia Pez e Fabiano Saldanha – Foto: Cláudio Tavares

Gostou das nossas dicas? Se você tiver outras dúvidas, deixa nos comentários ou entre em contato conosco.

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A celebração perfeita de um casamento está intimamente ligada com a personalidade dos noivos. Para os casais que preferem algo mais íntimo, o Mini Wedding é uma ótima opção. Normalmente, é classificado assim os casamentos para até 100 convidados.

Neste tipo de cerimônia os noivos conseguem aproveitar a presença de cada convidado e compartilhar o momento com as pessoas que realmente são importantes na vida do casal e por isso, estão na sua lista. O investimento pode ser menor, por se tratar de um grupo menor de pessoas, no entanto, não é uma regra. Os noivos podem optar por oferecer uma festa com tudo de melhor que o mercado oferece e nesse caso, o investimento fica muito próximos de um casamento de maior porte.

Gostou da ideia? Então, veja algumas dicas de lugares para realizar o seu mini casamento cheio de estilo.

Foto: Arquivo Lekan

VINÍCOLA

Casar em uma vinícola é uma ótima opção para quem gosta da culinária italiana, não dispensa um bom vinho e adora o clima da Serra gaúcha. Mas não esqueça! As instalações precisam estar preparadas para receber casamentos.

Se você não mora na região, terá que pensar no deslocamento até lá, onde ficar, onde seus convidados ficarão e se terão condições de fazer a viagem até o local.  

Verifique também se o local tem espaço para banda, para dançar, ou seja, se há estrutura suficiente para incluir tudo que vocês desejam adicionar à festa. Outro ponto é conferir se a celebração religiosa também poderá ser feita na vinícola.

A decoração será mínima, visto que as vinícolas já têm sua própria decoração característica, mas isso também é uma escolha do casal. O buffet e a bebida podem ser negociados diretamente com a vinícola.

RESTAURANTE

Organizar um casamento em um restaurante é uma alternativa econômica para pagar um único preço pelo espaço e comida. Você pode escolher o seu restaurante favorito ou aquele lugar cheio de charme. É possível economizar com decoração, basta escolher um restaurante que reflita a personalidade da festa e já tenha uma decoração charmosa. Caso queira deixar o local ainda mais especial, é interessante investir em flores. Importante observar também o tempo de duração da festa que o restaurante disponibiliza.

Foto: Arquivo Lekan

DESTINATION

Destination são casamentos combinados com uma viagem. É preciso escolher o destino e confirmar tudo com muita precisão e antecedência. A ideia combina muito bem com um mini wedding, pois esses casamentos normalmente são para poucos convidados.

Atenção! Casar em outra cidade ou em outro país requer um planejamento de logística dos noivos, para organizar tudo à distância, e dos convidados, que terão que se deslocar até o local. O primeiro passo é contratar uma assessoria de eventos para te ajudar a avaliar as opções e encontrar as soluções. A principal vantagem desses casamentos é que menos é mais na decoração. Como são feitos, geralmente, em lugares muito românticos ou em cenários paradisíacos, eles não necessitam de muitos detalhes ou muito investimento na hora de decorar.

Foto: Antillana

CASA

Uma outra opção para mini casamentos é se casar em casa. Essa é uma boa ideia para quem busca algo muito intimista e personalizado. Verifique se a casa tem estrutura para receber uma festa desse porte.

É essencial equipar o local com cobertura, piso, gerador e outros pontos importantes em uma festa (como quantidade de banheiros, por exemplo), para o conforto dos convidados.

Apesar da economia com a locação de um espaço, esses casamentos em casa podem demandar um investimento maior em decoração, mobília e outros itens, como estacionamento e estruturas de apoio (bancadas fogões, pias, geradores e tendas).

Foto: Arquivo Lekan

FAZENDA

Casar ao ar livre é uma boa pedida para quem busca uma cerimônia cheia de luz e frescor. O casamento ao ar livre é mais descontraído, as cores utilizadas na decoração devem ser leves, e as peças podem variar entre rústicas e terrosas, de acordo com o perfil dos noivos. Certifique-se de que o local tem a estrutura ideal, como espaço de carga e descarga para fornecedores, cozinha, gerador e instalações elétricas, drenagem, e espaço coberto para a recepção. Quando é necessário instalar coberturas, saiba que o investimento será bem significativo e pode ser ainda mais pesado, quando for necessário fazer correções de desníveis no terreno para instalação do piso. Terá que investir também em mobiliário (cadeiras, puffs, tapetes) para tornar o ambiente adequado. Indispensável ter um plano B para o caso de mau tempo.

SALÃO DE FESTAS DO PRÉDIO

Se você mora em um local que conta com salão de festas com capacidade para o número de convidados, por que não usá-lo para o seu mini wedding? É uma forma de economizar com a locação do espaço e casar em lugar familiar para você e íntimo para seus convidados.

Você precisa analisar tudo o que deseja na sua festa para avaliar a viabilidade de realizá-la em um local como esse. O espaço deve contar com uma boa estrutura como banheiros, climatização e cozinha que atenda às necessidades do serviço de buffet

Invista em iluminação, que faz muita diferença em uma ambientação, e em uma decoração que transmita a sua personalidade.

Foto: Arquivo Lekan

Planejar um casamento não é fácil e uma ajuda profissional alivia muito toda essa carga. Nossas dicas são: planeje com carinho, escolha o local perfeito, escolha bons profissionais e chame quem você ama e celebre o seu amor de forma íntima, intensa e especial.

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Muitas meninas começam cedo a sonhar com uma festa de 15 anos cheia de estilo e muitos holofotes. Esse sonho merece ser realizado com tudo o que a garota tem direito, mas sem estourar o orçamento. Para que o sonho torne-se realidade, o planejamento deve começar cedo

Se você é uma jovem que não vê a hora de realizar o sonho da festa de 15 anos, recomendamos que leia com muita atenção este post e conheça o passo a passo para se planejar para esse momento especial da sua vida.

15 Anos Gabrielle Mario – Foto: Cláudia dos Anjos

COMUNICAÇÃO

Converse com os seus pais sobre o desejo de ser uma debutante, para que juntos possam definir como fazer o planejamento e a organização da festa. Como uma festa de 15 anos envolve muitos detalhes, fica difícil para os pais conseguirem organizar tudo em pouco tempo.

PLANEJAMENTO

O tempo é o seu maior aliado quando o assunto é organizar uma festa de 15 anos. Comece a planejar cedo para escolher os fornecedores com calma e garantir que tudo sairá conforme o planejado. Além disso, quem se antecipa, consegue pagar muitos profissionais parcelados até o dia da festa e também negociar valores.

15 Anos Karine Lunelli – Foto: Janaína Ribeiro

ORGANIZAÇÃO

Anote todas as suas preferências para o grande dia. É importante ver no calendário em qual dia da semana irá cair o seu aniversário de 15 anos e se a comemoração será feita na mesma data ou no fim de semana mais próximo.

O horário da festa e uma ideia da decoração também são pontos que devem fazer parte dessa organização inicial. Essas informações são essenciais para quando a família for em busca dos parceiros para realizar a festa.

CONVIDADOS

Se você está começando a planejar a sua festa de 15 anos com bastante antecedência, a lista de convidados certamente sofrerá algumas mudanças. Mas, é interessante estipular um determinado número de convidados que farão parte da sonhada festa. Esse levantamento também é fundamental para as negociações com os fornecedores.

FORNECEDORES

Após ter dado passos importantes no planejamento, chegou a hora de ir em busca das empresas que farão esse sonho se tornar real. Converse com quem já fez festa, busque informações sobre os fornecedores e selecione alguns para fazer o orçamento.

15 Anos Natália Pagel Rosa – Fotos: Foto Choks

ORÇAMENTO

O orçamento será o responsável por definir diversos fatores da sua festa, como o espaço, o buffet, a decoração e até a lista dos convidados. Se o orçamento estiver alto é possível investir em uma festa bombástica, com vários detalhes personalizados. Quem tem um orçamento menor também não precisa se preocupar. Dá para fazer uma festa de 15 anos simples e inesquecível da mesma forma!

LISTA

Na hora de fazer o orçamento, vale a pena considerar importantes detalhes como: espaço da festa, buffet, decoração, vestido, convites, lembrancinhas, DJ/banda, foto/filmagem, bolo, beleza e sapato. Isso é o básico de toda festa. Com o tempo, você pode adicionar outras atrações e detalhes que fazem toda diferença, como bar para festa de debutante e uma pista de dança personalizada.

ASSESSORIA

O bom de ter uma assessoria para a festa é que ela é especialista em organizar suas ideias para transformá-las em realidade e comandar todos os protocolos. Outra importante função do profissional de eventos é a tranquilidade, pois terás alguém responsável e experiente para cuidar de tudo para você.

Conte conosco! Ah, e não esqueça de compartilhar esse post com suas amigas debutantes!

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