Blog Lekan

Entre tantas tradições de casamento, escrever nomes na barra do vestido de noiva é uma das mais divertidas. Colocar o nome das amigas solteiras na barra do vestido é uma maneira de desejar sorte e felicidade nos relacionamentos delas. Além disso, quem tem o nome na barra do vestido irá se casar em breve! Será?

 

Foto: Reprodução

Como surgiu a tradição?

Não há, ao certo, uma origem comprovada da tradição de acrescentar o nome das amigas na barra do vestido de noiva.

Muitas pessoas acreditam ter vindo da Bahia (talvez dos vestidos rodados das baianas), enquanto outras acham que é uma adaptação de uma tradição da Turquia.

Lá, as amigas solteiras escrevem o nome na sola do sapato da noiva com o mesmo objetivo: atrair sorte para se casarem. No entanto, nesta tradição, só era candidata a ser a próxima noiva aquela que o nome permanecesse escrito na sola do sapato até o fim da festa!

Antigamente, na Europa, era comum as convidadas que não estavam casadas levarem, como um talismã, um pedacinho do vestido de noiva, por exemplo. 

Foto: Reprodução

Como fixar os nomes?

  • A maioria das noivas prefere não escrever diretamente no tecido do vestido e fazê-lo em uma fita de cetim branca, que será costurada no vestido.
  • Uma outra opção, bem legal, é encomendar uma fita de tecido já com os nomes bordados. O efeito fica lindo!
Foto: Reprodução
  • Mais uma possibilidade, que também fica linda, é anotar os nomes em corações de papel ou de tecido e costurá-los na barra pelo lado de baixo.
Foto: Reprodução
  • Algumas noivas preferem bordar os nomes com uma costura bem leve (alinhavada) para não marcar o tecido do vestido.
  • Para desejar ainda mais sorte, também é comum colocar nomes bordados e medalhinhas de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”.
Foto: Reprodução
  • Uma alternativa para aquelas que não querem costurar nada na barra do vestido, é utilizar fita adesiva ou alfinetes de segurança.

E se não for no vestido?

Alguns vestidos são muito fluidos, transparentes ou até curtos e não permitem escrever nada na barra. Para essas noivas, existem outras maneiras de seguir a tradição. Confira:

  • Uma dica é colocar os nomes em uma fita de cetim e amarrá-la no buquê.
Foto: Reprodução
  • A outra sugestão é escrever os nomes na sola do sapato da noiva! No fim da festa o nome que estiver mais apagado será a próxima a se casar! Imagina só a expectativa…
Foto: Reprodução

Se a tradição funciona ou não, o que vale mesmo é a brincadeira e a lembrança inesquecível de suas amigas em seu casamento!

Foto: Reprodução

E você vai seguir a tradição? Marque nos comentários as suas amigas que vão estar na barra do seu vestido de noiva!

Comentar

Uma bela e deliciosa ideia de decoração para o Réveillon é usar e abusar das frutas. As saborosas da estação podem estar dispostas sobre a mesa, bandejas, cascas de outras frutas, esculpidas ou em espetinhos. Elas podem ser servidas in natura ou até cobertas com chocolate. Misture frutas de várias cores, tamanhos e formatos para conseguir um belo visual em sua ceia para celebrar a chegada do Ano Novo.

Imagem: Canva

1 Use a sua criatividade e monte pratos com frutas cortadas de forma diferenciada.

Imagem: Canva

2 Mergulhe cerejas em chocolate branco derretido e polvilhe com coco. Espalhe estas cerejas pela mesa ou posicione-as em bonitas bandejas ou pratos.

Imagem: Canva

3 Monte espetinhos e distribua em bandejas ou fixe-os em outras frutas. Misture frutas de várias cores, tamanhos e formatos.

Imagem: Canva

4 Quem tem um pouco mais de habilidade, pode esculpir maravilhas como flores e bichinhos nas frutas. 

Imagem: Canva

5 Coloque sete frutas em pequenas xícaras, taças ou copos. Além de facilitar na hora de servir é uma forma divertida de seguir a tradição na noite de Réveillon.

Imagem: Canva

6 Monte uma bandeja com biscoitos, pães, cereais, geleias, molhos, frios e frutas. Fica lindo e muito saboroso.

Imagem: Canva

7 As frutas também podem estar nos drinks (Clericot, Sangria, Frozen, Caipirinha, Pina Colada, entre outros) e na água saborizada servida em suqueiras ou jarras. 

Imagem: Canva

Opte pelas frutas da estação! Além de ser bem mais em conta elas também são muito mais doces, suculentas e saborosas.

Imagem: Canva

Gostou das nossas dicas? Se tiver mais alguma nova ideia, deixe o seu comentário.

Comentar

O Natal está chegando! Para quem está preparando a ceia, o desafio se torna ainda maior, já que, além de preparar as refeições, é preciso pensar na decoração da mesa, sem gastar muito dinheiro.

Se você está sem ideias e quer saber como decorar a mesa de Natal gastando pouco, veja algumas dicas simples e práticas que preparamos para você montar uma bela decoração.

Imagens: Canva

Por onde começar?

Comece pelas toalhas e guardanapos, de preferência com cores natalinas, para já criar aquele clima especial de festividades. Você pode incluir outros itens, como taças, velas, jogos americanos, centros de mesa e arranjos de flores.

Imagem: Canva

Quais cores usar?

As cores mais tradicionais são o verde e vermelho, mas existem outras opções que conseguem remeter ao espírito natalino. Você pode optar pelo roxo, vinho, azul, prata ou dourado se quiser fugir das cores clássicas.

Imagem: Canva

Como gastar pouco?

Abuse da criatividade para criar objeto de decoração, como um arranjo de centro de mesa, por exemplo.

Imagem: Canva

Pesquise bastante para conferir os preços em lojas ou supermercados, já que os valores costumam variar muito de um estabelecimento para outro.

Economize nos objetos decorativos. Muitas vezes, apenas uma toalha com detalhes natalinos e guardanapos de pano fazem toda a diferença.

Imagem: Canva

Uma ótima alternativa é reciclar e reutilizar objetos decorativos de comemorações passadas.

Use velas para decorar. Geralmente, elas são baratas e se destacam. Você ainda tem a opção de customizá-las para combinar com o restante da decoração.

Imagem: Canva

As tradicionais pinhas, os pauzinhos de canela, laranjas secas e folhagens são itens baratos que dão um toque natalino clássico.

Coloque bolas metálicas em um recipiente bonito e transparente em cima da mesa. Se desejar, acrescente pisca-pisca para ressaltar ainda mais.

Imagem: Canva

Utilize as próprias comidas da ceia de Natal para ornamentar. Frutas, legumes e frios são os mais indicados.

Você pode fazer tudo isso sem gastar muito. Basta pesquisar para encontrar objetos de decoração com valores bem acessíveis no mercado.

Imagem: Canva

Se tiver mais alguma ideia, participe deixando o seu comentário. Vamos adorar receber suas sugestões!

Comentar

Quando a festa é para comemorar o primeiro aninho, muitos pais ficam na dúvida de como fazer um evento para agradar adultos, crianças e bebês. O momento é mais do que especial para realizar um evento lindo, cercado de pessoas queridas que compartilham da mesma emoção e agradecer essa nova e importante vida.

Aniversários sempre justificam comemorações, pois é um marco na vida de todos. Mas quando começar a organizar a festa do seu pimpolho? O que não pode faltar na comemoração? Quem convidar para esse momento especial? Vamos explicar tudo para que sua família comemore com uma linda e inesquecível festa!

Foto: Simone Didomenico

Quando começar

O ideal é começar o planejamento alguns meses antes, geralmente quatro. Faça uma listinha com tudo o que você pretende que tenha na festa para ir fazendo orçamentos e ver se cabe dentro do que você pode gastar.

Os convidados

Monte a lista de convidados (e não se preocupe, sempre tem aquela pessoa que é lembrada de última hora, é só pensar este número de forma flexível). É a partir da quantidade de convidados que você consegue administrar melhor o seu orçamento.

Foto: Yhuri Ramos

O local

Isso vai impactar em todo o resto do planejamento. Por isso, o primeiro ponto é pensar: quanto você pode e quer gastar? Por exemplo: se você convidar muitas pessoas, é mais interessante alugar buffet, entretanto, se for uma festa para menos convidados, dá pra fazer em casa.

O horário

Definidos a quantidade de convidados, o orçamento e o local da festa, um importante elemento é muito relevante: o horário da festa. Crianças têm rotina diferenciada dos adultos. Sonecas e refeições devem ser feitas nos horários certos, a fim de evitar que elas fiquem irritadas. Por isso, considere a rotina do seu filho antes de definir o horário de início e de término da festa.

Foto: Rodrigo Deggerone

A decoração

Como seu pimpolho ainda é muito novinho, a escolha do tema da festa é sua. Entretanto, considere os gostos do seu pequeno para essa escolha. Observe qual desenho, brinquedo ou bichinho ele mais gosta, mas também existem temas genéricos como floresta, circo, fazendinha, entre outros. Quanto mais colorido, mais legal! Outra dica é fazer um varal de fotos e expor os melhores e mais marcantes momentos da vida do bebê.

Os comes e bebes

É importante pensar no cardápio para os bebês. Sirva petiscos saudáveis, como espetinhos de frutas e sanduíches naturais. Pães de queijo também fazem sucesso entre as crianças. Para beber, sucos e água. Mas, além dos seus convidados principais, é bem provável que existam pequenos de outras idades e muitos adultos. Então, para agradar a todos, salgadinhos, docinhos e refrigerantes são as dicas.

Foto: Simone Didomenico

A diversão da festa

Se você quiser e puder contratar animadores, ótimo! Se não, existem outras opções para fazer uma festa bem legal. Espaço com brinquedos, contação de histórias, brincadeiras em grupo, jogos de tabuleiro, música e dança. Considere a faixa etária dos que estarão presentes para escolher atrações que deixe todos animados durante o evento.

Os registros

Alguns minutos antes de começar a festa faça fotos da decoração, da criança e dos papais, enquanto ainda estão tudo e todos bem arrumados. As fotos servem para relembrar e registrar momentos especiais, de forma que até o amadorismo as complementa!

Foto: Rodrigo Deggerone

As lembrancinhas

Seja criativo! O importante é ser algo que tenha significado e, se possível, que seja útil. Copinhos, pratinhos e colherzinhas com o nome do seu pequeno ou com o tema da festa são super funcionais. Calcule um número um pouquinho maior das lembrancinhas (vai que aparece alguém de surpresa?).

Foto: Simone Didomenico

Curta o momento!

Sempre que se deparar com um algum imprevisto, lide com leveza e na esportiva. Tente se manter o mais relaxado possível. E acredite: nada vai sair perfeitamente como o planejado. No final vai dar certo, os convidados vão gostar e, principalmente, seu pequeno vai se divertir. É um momento de estar próximo dos amigos e familiares para dar risadas e criar boas e duradouras lembranças!

Foto: Yhuri Ramos

Gostou das nossas dicas? Se você tiver outras dúvidas, deixa nos comentários ou entre em contato através dos nossos canais do Link Tree https://linktr.ee/lekaneventos_oficial

Comentar

Não são apenas os noivos que arrancam suspiros ao entrar na cerimônia, as damas e pajens também são grandes responsáveis por emocionar os convidados. Tem quem fuja do tradicional e tem aqueles que preferem seguir o protocolo, mas a verdade é que nessa hora o que importa é dar o sentido que você deseja para essa parte da cerimônia. Preparamos algumas dicas para o casal ir pensando: quem convidar, quais as funções das daminhas e pajens e como organizar a sua entrada.

Foto: Diovane Moraes

Quem convidar

Convide as crianças que você tem afinidade. É mais fácil de conversar com os pais e garantir que tudo seja de acordo com o seu sonho. Sobrinhos, primos e afilhados são ideias!

Quanto à idade, não existe regra, as daminhas e pajens podem ser de qualquer idade, só lembre-se de que eles irão entrar em uma igreja lotada. Não deixe de explicar às crianças que haverá muitas pessoas e fotógrafos, para que elas não “travem” na entrada.

As funções

Plaquinhas: As crianças podem levar plaquinhas com frases curtas de amor ou podem ser um simples anúncio de “lá vem a noiva”. Não tem como não se emocionar com as crianças levando lindas mensagens para preparar o coração, antes que toque a música de casamento para entrada da noiva.

Foto: Diovane Moraes

Pétalas: Os escolhidos, ou um deles, podem levar uma cesta cheia de pétalas e jogar no caminho antes da noiva entrar, deixando o ambiente ainda mais romântico. Pode escolher as pétalas de acordo com o estilo da festa. Se a decoração for rústica, por exemplo, pode optar por folhagens ou pétalas de flores do campo. Para as mais tradicionais, as pétalas de rosas vermelhas ou brancas são perfeitas.

Buquês: Tem quem opte pelos mini buquês de flores, ursinhos de pelúcia ou doces para os acessórios das daminhas. Enquanto caminham até o altar levam esses complementos que dará ainda mais charme ao momento.

Foto: cxprodutora.com.br

Alianças: A entrada com as alianças pode ser feita de diferentes maneiras, como: maleta de segurança das alianças, almofadinhas, caixinhas enfeitadas e buquês.

Bebês: Sim, eles também podem participar da cerimônia! As crianças maiores empurram um carrinho com eles dentro ou você pode contratar um carrinho de controle remoto para coloca-los e controlar a entrada.

Foto: Cláudio Tavares

Roupas

Assim como qualquer outro elemento do casamento, a daminha e o pajem devem combinar com o estilo da festa. Isso significa que clássico = roupa clássica; rústico = roupa rústica… Algumas noivas fazem cópias dos seus vestidos para as daminhas e do traje do noivo para o pajem. E por aí vai!

Ensaios

É importante ensaiar algumas vezes com a dama e o pajem exatamente como será a entrada e a função de cada um. Só não se esqueça que são crianças e, às vezes, tudo pode sair fora do planejado. Algumas juram que entrarão, mas na hora acabam desistindo pelo nervosismo. Então, sem muitas preocupações deixe que os pequenos se comportem naturalmente.

Foto: Rodrigo Deggerone

Antes de fazer sua entrada triunfal, serão as crianças as responsáveis pelo show, por isso organize bem a entrada de seus pajens e daminhas, para que tudo saia perfeito como sempre sonhou. Além de trazer beleza e fofura para sua celebração, eles podem ajudar bastante em detalhes da cerimônia.

Foto: Diovane Moraes

Gostou das nossas dicas? Se você tiver outras dúvidas, deixa nos comentários ou entre em contato através dos nossos canais do Link Tree https://linktr.ee/lekaneventos_oficial

Comentar
1 2 3 4 16 17