Blog Lekan

Você, que aprecia um bom vinho, com certeza já procurou aprender um pouco sobre como harmonizar o seu rótulo favorito com algum prato. Mas já reparou que, normalmente, quando se fala no assunto o foco é em preparações salgadas? E os doces, como ficam?

Foto: topview.com.br

Saiba que uma das combinações mais deliciosas é vinho e chocolate. Para alcançar o resultado ideal na harmonização, devemos seguir um protocolo de degustação. O objetivo é conseguir um sabor intermediário entre o chocolate e o vinho.

Existem alguns truques para não errar na escolha. Suzana Grolli, sommelier internacional, nos presenteou com esse conteúdo incrível para que você possa ter uma experiência sensorial harmonizando vinhos e chocolates.

Foto: istoedinheiro.com.br

1. Degustação

Separe uma pequena porção do tablete, coloque-a no fundo da boca e aguarde o chocolate iniciar um leve derretimento. Engole e em seguida tome um gole de vinho.

As regras de harmonização existem, em sua grande maioria para alcançar um patamar ainda mais alto de sensações e sabores, sem sobreposições, gerando um terceiro sabor.

2. Similaridade

Pode ser feita de diversas formas, levando em conta o peso do prato, por exemplo. Para comidas de sabores marcantes, a bebida também deve ser acentuada. Da mesma forma, a sobremesa pede bebida doce.

🍷 Harmonização clássica: Vinho do Porto (licoroso) com chocolate. A escolha óbvia são os vinhos do Porto, Madeira e Banyuls, de Languedoc e Roussilion, no Sul de França.

Foto: istock.com.br

3. Contraste

Na física e na química, sempre há reações que se contrapõem cujo resultado é a neutralidade. Os choques entre quente e frio e ácidos fortes com bases fortes são dois dos infinitos exemplos que temos. O vinho deve ter acidez para comidas gordurosas e os pratos salgados pedem bebida doce.  Ex.: O sal e a gordura de um queijo Roquefort com o açúcar e a acidez do Sauternes.

4. Experiências

Chocolates com mais de 70% de cacau têm mais intensidade e apresentam notas tostadas e terrosas. Vinho tinto seco de casta tânica tem sabor intenso, é uma possibilidade audaciosa e que alcança belo efeito com os chocolates intensos. Os brasileiros preferem tintos secos que são ótimos com chocolates com alta concentração de cacau (mais de 70%).

🍷 Estruturado, residual de açúcar, mais álcool e tempo em barrica com taninos redondos:  Primitivo, Syrah, Zinfandel, Malbec, Carmenere, Grenache, Cabernet Sauvignon, Tannat e os estilos corte bordalês.

O chocolate ao leite é doce e gorduroso, isso por ter uma porcentagem baixa de cacau e alta de açúcar e, no caso dos brasileiros, gordura vegetal.

 🍷 Tintos leves, frutados, jovem e com baixo teor alcoólico, como: Sangiovese, Pinotage, Gamay, Chianti , Pinot Noir,  Beaujolais e Merlot.

🍷 Brancos maduros e com um toque leve de carvalho, como: Viognier, Chardonnay e Pinot Gris ou espumante Moscatel. Na linha dos vinhos de sobremesa: Porto Ruby jovem e o espanhol PX.

Fonte: nsctotal.com.br

Sobremesas a base de chocolate, como: bolos, petit gateau, cheesecake e mousses, é possível que haja gordura suficiente para neutralizar a amargura do vinho e do chocolate.

 🍷Tintos leves, frutados, jovens e com baixo teor alcoólico e boa acidez, como: Sangiovese, Pinotage, Gamay, Chianti , Pinot Noir,  Beaujolais e Merlot jovem. Estes estão entre os melhores para servir ao lado dessas sobremesas e chocolate ao leite.

🍷Espumante brut, Chardonnay e Pinot Noir pelo método Champenoise, pois tem mais estrutura para acompanhar o chocolate.

Foto: veja.abril.com.br

Vinho e Chocolate é uma dupla saborosamente difícil, pois são dois produtos com muita personalidade e quando estão juntos pode acontecer um conflito.

O chocolate reúne três elementos complexos: gordura, açúcar e sabor intenso (tanino). O vinho, por sua vez, tem tanino, acidez e álcool.

A gordura deixa a boca untuosa e a doçura impregna no paladar, obstruindo as papilas gustativas e tirando o sabor de tudo que for ingerido depois. No caso de Vinho e Chocolate podemos harmonizar: similaridade, contraste e experiência.

Experimente e conte para a gente qual a combinação que você provou e aprovou!