Blog Lekan

Toda cerimônia fica ainda mais linda quando o celebrante do casamento consegue emocionar os noivos e os convidados com suas palavras. Alguns profissionais optam por valorizar as crenças religiosas do casal. Outros, preferem focar em detalhes do relacionamento para criar mensagens lindas e cheias de significado. Você sabe qual a função do celebrante e como escolher o profissional para celebrar o seu casamento? Nós ouvimos Rodrigo Vilanova, especialista no assunto e celebrante profissional de casamentos.

Foto: Arquivo pessoal

O que faz o celebrante de casamentos?

O celebrante de casamentos tem um papel fundamental no momento mais importante da vida e da história de um casal. Tem o poder de deixar a celebração leve, emocionante, dinâmica, objetiva e espirituosa. O celebrante profissional cria e executa a celebração do casamento com ou sem efeito civil.

Quais as características das cerimônias com celebrantes?

As cerimônias que contam com um celebrante profissional se diferem por serem extremamente exclusivas, praticamente moldadas à vontade dos noivos. O que vai ser dito durante uma celebração é de extrema importância para o casal, família e convidados.

A personalização da celebração é um conglomerado de ações específicas que a adaptam a uma atmosfera única, fazendo com que cada celebração tenha sua impressão digital, única e intransferível, determinando assim características essenciais que a tornam totalmente diferente de qualquer outro formato de celebração.

Foto: Arquivo pessoal

Como personalizar a cerimônia?

Em um primeiro momento, o contato direto com o casal é o portal de início da celebração. O celebrante que abusa de sensibilidade, já começa fazer a leitura daquela história e daquelas pessoas no momento da primeira reunião. A partir daí, contatos virtuais e presenciais se dão no decorrer do tempo, troca de ideias, de vontades dos noivos, entram para o estudo completo do celebrante, anteriormente à composição da celebração em si.

Para personalizar uma cerimônia, não basta saber falar articuladamente ou apenas reproduzir a história do casal, é preciso que o celebrante tenha a oportunidade de submergir naquela história, para que ela seja contada como se merece, dado o momento único. Alguns outros segredinhos ficam subentendidos (risos).

Quais as suas dicas para os noivos escolherem um celebrante?

A primeira é a certeza que contar com um celebrante profissional é um investimento importantíssimo, afinal, ele vai mergulhar em uma história que é única e muito pessoal, e que reúne todas aquelas pessoas naquele momento:  o resultado de uma história que naquele dia avança para outro nível. O que você quer que fique na lembrança dos seus convidados?

A segunda é reunir-se com o celebrante, para que os noivos o conheçam e também conheçam a complexidade que é uma celebração personalizada (formato, tempo, entrevistas, rituais específicos…).

A terceira, e creio que a mais importante delas, é a referência. Quais os trabalhos já realizados pelo celebrante, envolvimento com o casal, pró-atividade, empenho…, checar as redes sociais na busca por feedbacks são também de uma importância ímpar na decisão de ter esse profissional no dia mais importante da vida de um casal.

Foto: Arquivo pessoal

Por que contratar um celebrante?

Da mesma forma que sempre queremos receber bem nossos convidados, o dia do casamento é um momento único na vida de alguém e que, provavelmente, não se repetirá. Contratar um celebrante profissional deixa os noivos mais tranquilos com relação ao que será dito na hora, com leveza, emoção, dinamicidade e objetividade, como mencionei anteriormente. É a sua história que está ali, e isso é da maior importância, afinal, os protagonistas estão dizendo seu sim, e todos que conhecem o casal, sabem ao que o celebrante está se referindo, sentindo-se assim, incluídos de certa forma em cada palavra dita.

É significante também, que os noivos entendam que a sua história é o motivo principal de todos estarem reunidos celebrando, e isso não pode ser tratado como apenas um momento efêmero. É preciso que impacte a todos com muita emoção e que a celebração seja apenas inesquecível, como outras frentes presentes no casamento.

O celebrante é peça chave para tornar o momento único, transformando o dia o casamento em um núcleo de generosidade incrível, agregando sentimentalmente ainda mais as famílias com poesia, verdade e emoção.

Foto: Arquivo pessoal

O que você achou? Que tal ter um celebrante no seu casamento? Se você tiver outras dúvidas, deixa nos comentários ou entre em contato conosco através dos nossos canais do Link Tree. Ah! Não esqueça de marcar seus amigos e amigas que irão casar.