Blog Lekan

Antes de qualquer festa de casamento… vem o convite! É ele quem vai anunciar o grande dia, é o abre-alas do seu casamento. Há quem diga que a primeira impressão é a que fica – por isso não deixe de planejar com carinho o convite que será entregue a cada uma das pessoas que você ama. Hoje vamos dar todas as dicas para o seu convite de casamento ser perfeito!

  1. Devo economizar no convite de casamento? Podemos dizer que o convite é o primeiro elemento a gerar expectativa nos convidados. Ele é algo passageiro – assim que o casamento acontecer, é possível que as pessoas até joguem no lixo – mas não deve causar má impressão. Portanto, capriche no conteúdo e no design, sem necessariamente fazer um grande investimento. Tudo vai depender de seu bom senso.
  2. O que não pode faltar no convite? As principais informações, como nome dos noivos, data, horário, endereço do local e site de casamento não devem faltar nunca! Mas é opcional colocar o nome dos pais dos noivos, frases adicionais, monograma do casamento e lista de presentes, por exemplo.
  3. Como devo escrever o nome dos convidados? Você pode ser mais formal e clássico, colocando “senhor” e “senhora” ou “senhorita” à frente da cada nome, ou menos sério, colocando “Aos queridos amigos”, “aos meus avós”, personalizando cada título. Depende muito do estilo de cada casal, e aqui também não há uma regra definida.
  4. Devo contratar um calígrafo? Se o seu convite for clássico, a subscrição de um calígrafo harmoniza melhor. Mas se a sua festa é mais descontraída, com uma pegada vintage ou rústica, você pode optar pelas tags – que geralmente são produzidas na própria gráfica onde será impresso o convite.
  5. Como calcular a quantidade de convites? Uma dica importante: o cálculo é feito em cima de 60% do número de convidados. Se a festa tem 100 convidados, imprime-se 60 convites, pois um mesmo convite pode ser entregue a mais de um convidado. Cuide para que não faltem convites – procure mandar imprimir de 10 a 15% a mais, para ter uma margem segura.
  6. Devo incluir o site de casamento no convite? É no site de casamento que consta a lista de presentes e todas as informações úteis para o dia da festa, além da confirmação de presença.
  7. Devo incluir a lista de presentes no convite? Aqui no Rio Grande do Sul ainda é comum este costume, mas em algumas regiões do Brasil, os convidados podem considerar deselegante. Use o bom senso: se o site de casamento já contém a lista de presentes, então não seria melhor incluir apenas o site?
  8. O que significa RSVP? É o serviço de confirmação de presença, cuja sigla significa Répondez S’il Vous Plait, que em português quer dizer: Responda Por Favor. O convidado deve confirmar presença, porque é o número de pessoas que orienta o cerimonial a planejar adequadamente o buffet, o número de mesas, as bebidas e todos os elementos da festa de casamento. O ideal é que se estabeleça um prazo para a confirmação de presença, sendo finalizado até 15 dias antes da data do evento.

Gostou das nossas dicas? Ficou ainda com dúvidas? Envie um e-mail para: contato@lekaneventos.com.br. Teremos o maior prazer em ajudar você! Até a próxima!