Blog Lekan

Você já imaginou realizar o seu casamento fora da cidade? Ou ainda fora do país? Muitas vezes, com o mesmo orçamento de uma festa tradicional, é possível realizar uma cerimônia em outros lugares do Brasil e do mundo! Trata-se de um Destination Wedding, como já mostramos aqui. A cerimônia pode ser na praia, na serra, no campo, em vinícolas ou fora do país.

Mas a organização de um Destination Wedding não é tarefa fácil. Tentar planejar tudo sem ajuda profissional é praticamente impossível! Com a contratação de um organizador de eventos, você não precisará fazer nada sozinho. Afinal, além de ser um Destination Wedding, é também um casamento convencional, com todas as etapas de planejamento e burocracias usuais.

É o organizador também que fica responsável por buscar a autorização com a prefeitura do local para a realização da cerimônia. Portanto, o profissional que cuidará da organização deve ser alguém experiente para fazer deste grande dia uma festa inesquecível.

E como escolher o destino? Essa questão faz os noivos perderem o sono, pois o local escolhido deve ter algo a ver com a história do casal, ou com o gosto pessoal deles.

A Itália, por exemplo, é um dos destinos mais procurados pelos casais que querem celebrar o casamento! Além de toda a beleza bucólica e tradicional das paisagens italianas, há incríveis facilidades para quem deseja celebrar um casamento por lá. Outro país que encanta os noivos é a Inglaterra, com toda a atmosfera dos castelos, e a beleza de uma das regiões mais bonitas do mundo.

Mas o Destination Wedding não precisa ser realizado somente fora do Brasil. Por aqui, há lugares incríveis que não deixam nada a desejar aos destinos estrangeiros. Um dos cenários mais deslumbrantes de nossa terrinha fica a apenas 130 quilômetros de Porto Alegre, e oferece paisagens lindas, principalmente se os noivos adoram vinho e temperaturas mais amenas. Os vales, as montanhas e os imensos parreirais conferem um charme impressionante ao Vale dos Vinhedos, localizado no coração da Serra Gaúcha.

Ainda na serra, temos Gramado, um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil. Os detalhes da arquitetura e a hospitalidade fazem parecer um cantinho da Europa. A cidade conta com toda a infraestrutura turística para você levar seus convidados, além de uma ampla rede hoteleira que garante acomodação para todos os estilos de bolso.

Já se você prefere realizar a cerimônia na praia, sugerimos dois destinos do litoral catarinense: Florianópolis e Balneário Camboriú. A ilha de Floripa encanta pela natureza exuberante, pela variedade de praias e por comportar vários estilos: desde os mini-weddings mais rústicos até os casamentões na beira da praia.

Balneário Camboriú é cercada pela natureza sem deixar de lado as facilidades urbanas. Por isso, a região é um dos locais mais frequentados do litoral catarinense no verão, e serve de cenário para os mais incríveis beach weddings. Balneário Camboriú também tem muitos locais requintados e de bom gosto para realização de cerimônias.

A escolha da data do casamento

Como já dissemos, a escolha do local é muito pessoal – na maioria das vezes o casal escolhe o destino por afinidade, por ter a ver com a história do relacionamento. Mas antes de decidir o destino, certifique-se de que a maior parte dos seus convidados poderá ir! A escolha da data é muito importante! Pense nisso com, no mínimo, um ano de antecedência.

Preste atenção à estação do ano. Alguns meses são chuvosos e podem estragar seus planos caso queira casar ao ar livre, por exemplo. Por outro lado, dias muito quentes também podem ser uma tortura para os convidados ficarem ao sol.

No Vale dos Vinhedos e em Gramado, a melhor época para casar seguramente não é no inverno. O clima desconfortável nos meses de junho, julho e agosto podem tornar a experiência dos noivos e dos convidados desgastante. Por isso, pense bem na data e avalie se a estação ou época do ano é adequada para seu estilo de festa.

Fique atento também para o horário da festa: uma celebração no verão não poderá ser em um momento de muito sol, pois atrapalha a visão dos convidados. O final da tarde é o mais indicado, com a magnífica apresentação do pôr do sol ajudando a compor o cenário.

Certifique-se de que seus convidados que moram longe poderão comparecer na data escolhida. Principalmente se a celebração for marcada para uma sexta-feira. Atenção também para feriados prolongados – são épocas em que muitos convidados não estarão disponíveis.

A hospedagem dos convidados

Uma vez que você estabeleceu a data, localize hotéis que oferecem tarifas de grupo. Muitas companhias aéreas também anunciam descontos de viagens de eventos para grupos. Inclua opções de hospedagem no pacote de convite, juntamente com uma lista de empresas de aluguel de carros (se um carro for necessário) e horários de transporte público, ou publique as informações em seu site. Pense em alugar uma casa grande na área para sua família, para ajudar a reduzir os custos e facilitar a vida no dia do evento.

Orçamento

A questão do orçamento também varia. Dependendo do lugar escolhido pelo casal, a festa de casamento pode sair muito mais barata ou muito mais cara do que uma celebração tradicional. Isso depende bastante do número de convidados, das despesas com hospedagem (você pagará hotel para todos ou cada um arca com seus próprios custos?), e também do estilo da festa. Decida quanto quer gastar e planeje sua festa de acordo com a planilha de orçamento.

Tipo de comemoração

O Destination Wedding pode ser celebrado em vários dias, para que os convidados tenham diferentes experiências durante a viagem. Muitos casais optam por três dias de comemoração, começando com um jantar de boas-vindas no primeiro dia, depois com a recepção na festa principal, e por fim um almoço de despedida no dia seguinte. Mas é claro que o casamento também pode ser celebrado em um só dia – como já dissemos, a escolha é bem pessoal.

Lembre-se: a empresa organizadora de eventos oferecerá diversas opções de fornecedores com o melhor custo benefício para sua festa. O suporte constante até o dia do evento é um diferencial que não deve ser ignorado. Afinal, a opção por um Destination Wedding exige uma outra forma de organização dos detalhes!

Quer organizar um Destino de Casamento? Agende conosco: contato@lekaneventos.com.br

Até a próxima!