Blog Lekan

Um dos momentos mais queridos de um casamento é a entrada de daminhas e pajens, antecipando a chegada da noiva. É uma fofura, né? Se você não abre mão de crianças abrindo caminho para sua entrada na cerimônia, preste atenção em nossas dicas de hoje. Elas serão úteis para sua escolha!

  1. Existe uma idade ideal para daminhas e pajens? Na verdade, não há nenhuma regra, mas há algumas restrições em relação às crianças muito novas. Por serem pequenas, elas podem não querer entrar no casamento, chorar ou ir para o lado oposto. Ou seja, em se tratando de crianças muito novas, tudo pode acontecer! Portanto, o ideal mesmo é que elas tenham mais de 5 anos. Ainda assim, é preciso muita conversa e ensaio – afinal, as crianças poderão se assustar com tanta gente olhando para elas durante a entrada na cerimônia.
  2. Preciso escolher crianças da família? Muitas vezes a escolha de algumas crianças e não de outras pode deixar pais chateados. Mas o fato é que você deve escolher daminhas e pajens de acordo com seu grau de intimidade com a família das crianças. Considere isso na hora de convidá-los.
  3. Qual o número ideal de daminhas e pajens? Aqui também não há uma regra definida, mas leve sempre em consideração o tamanho da igreja ou do local da cerimônia. Se você quiser ter mais de um par de daminhas e pajens, estabeleça funções para cada um deles. Você pode optar só por pajens ou só por daminhas, ou ainda ter mais de uma daminha para cada pajem… ou seja, tudo fica a seu critério. Apenas tente escolher crianças da mesma idade ou tamanho quando formar pares, assim não fica desproporcional.
  4. Qual a roupa ideal para as crianças? O conforto é até mais importante do que a beleza, pois as daminhas e os pajens vão brincar durante o evento. O ideal é que as roupas combinem com os trajes dos noivos e com a decoração da festa, e estejam adequadas ao estilo da cerimônia. Para um casamento na praia, por exemplo, o vestido das daminhas deve ser leve e não muito longo. Os pajens podem se vestir no mesmo estilo do noivo, e para as celebrações mais descontraídas, vale a criatividade: invista em acessórios charmosos como tênis, calças com suspensórios e gravata borboleta.
  5. Quem deve pagar pelas roupas dos pajens e damas?Na maior parte das vezes, os noivos se oferecem para pagar pela roupa das crianças, mas é possível também fazer a divisão dos custos ou deixar que os pais de cada criança paguem pelo traje.
  6. Em que momento as crianças entram na cerimônia? As daminhas e pajens podem vir antes da entrada da noiva, trazendo plaquinhas e alianças, ou junto com a noiva, alguns passos à frente. Esta última opção pode não ser muito válida porque, na hora das fotos, o vestido da noiva não aparece totalmente.
  7. O que as crianças podem levar, além das alianças? Hoje em dia, é muito comum e charmoso as daminhas e os pajens entrarem na cerimônia carregando plaquinhas com frases criativas como “Lá vem a noiva”. Mas há também outras ideias bacanas como: cestinha de pétalas de rosa, para serem jogadas no caminho antes da noiva entrar, mini buquês de flores ou doces para as daminhas, boneca ou ursinho de pelúcia, entre outros. Aqui a palavra de ordem é a criatividade!
  8. E se eu quiser adultos, e não crianças? Pode, sim! Esta tendência está chegando no Brasil, mas nos Estados Unidos e em países da Europa isto é muito comum: em vez de crianças, convide damas de honra adultas para sua cerimônia. As damas de honra podem entrar com as alianças, buquês ou pétalas de rosas, e devem entrar sozinhas. Muitas vezes, podem usar vestidos iguais ou da mesma cor. O ideal é convidar até 4 mulheres, e isso não exclui a participação das daminhas e pajens. Além de participarem da cerimônia, as damas podem ajudar os noivos com os preparativos do casamento!

E então, gostou das nossas dicas? A gente pode ajudar você em tudo que precisar para o seu casamento! Basta entrar em contato pelo e-mail: contato@lekaneventos.com.br